terça-feira, 25 de março de 2014

A formação do Caráter cristão



Igreja Comunidade Cristã Ágape- 23/02/2014
Série: Procuram-se Segundo o coração de Deus (0105)
Tema: A Formação do Caráter Cristão.
Texto: Fp. 4:8

            “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o  que ocupe o vosso pensamento.”

Introdução:

            Quando almejamos sermos discípulos de Cristo temos que pensar em analisar como esta o meu caráter.

            O ser humano é a soma de vários fatores: hereditariedade, educação, circunstâncias da vida, fisiologia, qualidades naturais, ambientes e etc.

            Quero definir o que é caráter. Caráter é o verdadeiro EU, a essência secreta do coração. Podemos dizer que é o temperamento civilizado.

Andy Stanley:

            “Caráter é o desejo de fazer o certo, mesmo quando isso é difícil.”

 “Caráter envolve fazer o que é certo o porque é a coisa certa a ser feita, apesar do custo.”

            Caráter por Craig Groeschel é:

“O que orienta a decisão de grandes líderes não são as implicações das  decisões, mas a razão para a decisão: é a coisa certa a ser feita naquele momento.”

            Existe uma questão contundente que ocorre hoje na família e na igreja. Existe a ausência de liderança masculina. Está ocorrendo uma terceirização de direitos e deveres masculinos para o feminino.

            John Maxwell define este contexto de ausência da seguinte forma:

“A melhor definição de sucesso é quando aqueles que melhor o conhecem são os mesmos que mais o amam e respeitam.”

            As realizações de um líder farão seu nome lembrado por gerações. Mas seu caráter determinará o que as pessoas dirão sobre ele. Isto é caráter.

Ler Tito1:7-9



Algumas pessoas com caráter positivo que fizeram a diferença.

            1 - Abraão. Era generoso como foi o exemplo de Ló seu sobrinho. Era firme, fiel, pois demonstrou isto com Melquisedeque, integro e submisso onde entregou Isaque em total submissão a Deus.

            2 - Moisés. Moises não era ambicioso no mundo, tinha coração ensinável, era justo, reto, Intercessor, sabia ouvir conselhos e buscava a presença de Deus acima de todas as coisas.

            3 - Josué. Josué era obediente, fiél e tinha equilíbrio em todas as coisas.

            4 - Davi. Seu coração era de servo, humilde, sincero, dependente de Deus, corajoso, tinha gratidão em seu coração e  arrependeu dos pecados cometidos que foi adultério e assassinato premeditado.

            5 - Pedro. Era constante, corajoso, tinha sabedoria, era alegre, humilde, intercessor, amoroso, tinha fé, líder nato e demonstrava maturidade.

            6 - Jesus. Humildade, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, coração puro, pacificador, justo, puro, fiel e acima de tudo obediente.

            Procuram-se discípulos segundo o coração de Deus. Você deseja ser discípulo segundo o coração de Deus? Cuidado coma sua resposta.  A Palavra de Deus diz em:

            1 João 2:6 - “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.”

            Basta somente estar nele, ou seja, basta você declarar Jesus como Senhor e Salvador que você deve andar como ele andou. Agora veja uma coisa importante. O processo de discípulos é progressivo. Você não vai ser discípulo apenas cruzando os braços, mas indo para o caminho da cruz.

            Fp. 2:22 - “E conhecereis o seu caráter aprovado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho do pai.”

            Considerando o que foi falado até o momento, duas questões importantes:

            A - Você está preparado para ser discípulo? Foi dado a largada.
            B - Você deseja pagar este preço de buscar crescimento espiritual?

            Considerando as definições aqui apresentadas e o que já lemos, existe uma lista apresentada por Paulo que e: “verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama”.


            Basta que alguém viole uma destas características, para que seja chamado de mau-caráter. Como pode uma pessoa, apresentar-se como filho(a)a de Deus, se ela é mentirosa ou de má fama? Vamos estudar algumas características do versículo base.

            1 – Tudo o que é verdadeiro.

            A exigência do Apóstolo Paulo é esta: “Tudo o que é verdadeiro... nisto pensai”. Só existe uma opção - Seja porta voz da VERDADE. Jo. 14:16-17

            O que significa ser verdadeiro? Verdadeiro é: “Que contém verdade, que exprime verdade, franco, sincero, exato, real, autêntico, genuíno”. É o mesmo que ser justo. O versículo poderia até ser escrito assim: Tudo o que é verdadeiro e justo.

            Existem pessoas que não são sinceras, não são exatas. Ninguém acredita no que elas falam. Pessoas que não são sinceras, isto é, não são verdadeiras, ou seja, vivem mentindo, trapaceando, enganando as demais.

            Tais pessoas, não terão parte nas moradas celestes e isto não sou eu quem digo mas a palavra diz.

            Ap. 21:8 - “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que  lhe cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

            Ap. 21:27 - “Nela, (NOVA JERUSALÉM) nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida.”

            Nova criatura não prática as obras da carne e sim as obras daquele que o amou e se entregou por mim e por você. Pare de ser enganado pelo inimigo achando que a mentirinha não tem consequência.

            Quando mentimos perdemos a herança que Deus deixou para o seu filho que são as promessas dele se cumprindo em mim por causa da obediência. Ser discípulo com caráter aprovado por Deus é  ser sal da terra e luz do mundo.

            Mateus 5:13-16 - “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".”

            Quando é que uma pessoa que se diz crente, pode não ser considerada verdadeira?

            1.1 – Quando não obedecem as regras da Igreja.

            Preceito é regra de conduta. A igreja tem regras de condutas. Tem norma, tem estatuto. Quando desobedecemos às regras da igreja estamos sendo rebelde ás ordens dadas por Deus.  Em toda a regra tem uma base bíblica para ser fundamento do que está sendo dito e afirmado.

            No Corpo de Cristo existem princípios que norteiam a vida de todas as pessoas e quando eu digo não a estes princípios, eu estou quebrando uma aliança com Deus. A igreja não é uma bagunça que todo mundo acha que é. A igreja que é o Corpo de Cristo é para viver, crescer e expandir dentro da ordem e decência como Paulo descreve em 1 Coríntios.

            Quando desobedecemos às regras da Palavra de Deus, damos legalidade parai inimigo agir e destruir todo o plano de Deus.

            A casa de Deus precisa estar linda e ornamentada e quando isto não acontece é porque a casa de Deus interna está mais bagunçada do que se possa imaginar e isto é refletido no exterior. Fp. 2:12-16

            1.2 – Quando deixa de entregar o dízimo na casa do Senhor.

            O dízimo não é uma exigência humana, mas uma norma divina.

            Lv 27.32 - “No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.”

            Dt. 14:22 - “Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.

            Se o dízimo é uma ordenança do Senhor, como ser uma pessoa verdadeira, sincera, franco, exato e justo, se ele ou ela tem sonegado o dízimo do Senhor? Discípulo que não entrega o seu dízimo, não pode ser discípulo. Tem que ser considerado membro da igreja ou parte de uma multidão que é uma bomba relógio pronta para explodir e sair da igreja a qualquer momento.

            Há pastor eu não trago o meu dízimo para a igreja, mas compro cestas básicas e dou para as pessoas carentes. Isto não está certo. Isto é ir contra o mandamento de Deus que diz:

“Trazei os dízimos a casa do tesouro...”

            Tem muita gente que está impedida de receber bênçãos por ser desobedientes aos mandamentos de Deus. Tem muita gente impedindo o fluir de Deus por falta de obediência a Sua palavra.  Não fazer barganha com Deus, mas simplesmente obedecer a Palavra de Deus. Obedecendo a Palavra eu fui, sou e serei ricamente abençoado.

            Se você não entrega o seu dízimo e a sua oferta na casa de Deus você não pode provar Deus que é bom em todo tempo.

            1 Coríntios 6:10 - “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”

            1.3 - Quanto não obedece ao seu pastor.  Hb.13:17

            “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”

            Hoje o desrespeito está muito grande. As pessoas não estão nem aí, e porque não dizer que não querem nem saber da opinião do seu pastor.

            Talvez a palavra do pastor irá confrontar e desagradar a sua vida  tirando prazer para fazer o que não deve. Há tanto desrespeito pelo pastor que quando na presença o tratam muito bem, mas quando está longe o tratam como sendo o Fulano de tal ou qualquer coisa.

            Como seremos discípulos com caráter cristão agindo desta forma?

            1  Sm. 15:22-23 - “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

“Tudo o que é verdadeiro... nisto pensai”.

            2 – Tudo o que é honesto.
           
            A honestidade é uma coisa muito importante. Honestidade é caráter de honesto, decência, pureza, virtude. Ser honesto é ser honrado. Honrar é ter caráter integro e integro é inteiro, completo, reto e incorruptível.

            Cristão desonesto é comparado a uma pessoa sem pudor. É quando quer levar vantagem em tudo, é quando quer ter um lucro maior do que o previsto. Paulo afirma muito bem o seguinte:

“Tudo o que é honesto nisto pensai.”

            Pr. 15:3 - “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”

            Deus está vendo tudo. Viver de forma desonesta pode ser até mais fácil e prazeroso, mas o que pesa é o futuro que você e eu teremos que encontrar com o Senhor e prestar contas. Morra sendo honesto no pouco  pois no muito Deus vai te colocar. Ler Fl 3.17-19.

            Você pode até dizer: “Deus não está vendo”, mas Deus tudo pode, tudo vê e tudo sabe.

            3 – Tudo o que é puro.

            A lista da pureza é muito grande. Veja o que significa ser puro: Sem mistura nem alteração. Sem impurezas; não infectado. Inocente, Límpido, transparente. Probo (que tem integridade de caráter), íntegro. Sem mancha ou nódoa; imaculado e virtuoso. Sincero, singelo. Correto, irrepreensível. Autêntico e verdadeiro.

            O Apóstolo Paulo diz que ele veio para “purificar para si um povo seu especial.” Somos um povo especial. Desejamos sermos discípulos com caráter cristão, portanto, não podemos misturar com as coisas do mundo ou com qualquer elemento.

            Quando a impureza e vida fora do âmbito da santidade, você está liberando para a tua vida e família o direito de Satanás e seus demônios atuarem de forma legal.

            Quando você se envolve com a impureza, a lascívia, os desejos carnais, promíscuos, você que é Pai, Marido, líder e você que é mãe, mulher, esposa, perde completamente a autoridade que Deus te deu.

            Quando você decidiu ir para o lado negro da impureza, você diz que o sacrifício de Cristo não foi suficiente para você, que a cruz é apenas um pedaço de madeira onde foi colocado um homem qualquer que nasceu, morreu e ressuscitou.

            Na hora que você decidiu pecar, você não pensa na cruz, em Cristo ou nas dores e sofrimentos que Ele passou para que você estivesse hoje aqui. Simplesmente você ignora o fato da crucificação.

            A igreja não pode andar misturada com qualquer movimento  que se fiz igreja, mas não  tem prioridade nos princípios da Palavra de Deus.

            Precisamos de pessoas que sejam formadas, forjadas por Deus com base bíblica sólida para serem geradores de outras novas pessoas em Cristo. Enquanto não aplicarmos a Palavra de Deus em nossa vida será pressas fáceis de movimentos gospel, eclesiástico ou qualquer asneira que encontramos por aí. Precisamos da pureza da sabedoria de Deus. Tiago 1:5-6

            Precisamos de discípulos com caráter de Cristo. Discípulos com fé, autoridade e vivendo a realidade da nova criação, onde entendemos que Satanás não tem mais poder sobre mim.

            Infelizmente existem pessoas sendo jogadas de um lado para o outro como a onda do mar e também sendo marionete do inimigo por não conhecer a verdade.
            Deus está te chamando para ser limpo, lavado pelo sangue do cordeiro e fazer parte do Corpo do Cristo e se fortalecer na Palavra e tornar-se discípulo de Cristo com caráter muito bem formado pelos princípios que serão embutidos e escritos em vosso coração e mente. Paulo diz:

“Tudo o que for puro....Nisto pensai.”

            4 – Tudo o que é de boa fama.

            A boa fama esta entre o rico, pobre, religioso e o sem religião. A boa fama é uma das maiores virtudes que existem. A fama tem como definição ou uma das definições que é a seguinte: Bom conceito e reputação.

            O que é um homem de bom conceito, de boa reputação? É aquele que todos dão testemunho por ele. Paulo deixa claro para Timóteo o seguinte:

            1 Tm. 3:7 - “Pelo contrário, é necessário que aquele que tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.”

            Não é possível um pastor, evangelista, presbítero, diácono ou um simples membro ou futuro discípulo não poder passar em uma rua, porque não pagou ao açougueiro, ou à loja onde comprou fiado, ou porque é um brigão, espanca os filhos e a esposa, dando com isso um péssimo testemunho.

            Ec. 7:1 - “Melhor é a boa fama do que o unguento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.”

            Pv. 22:1 - “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.”

“Tudo o que é de boa fama... nisto pensai.”

            Paulo dá a receita do bolo para a igreja. “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.”

            Precisamos enquadrar o nosso caráter dentro deste principio analisado no versículo base. A coisa é dura e parece difícil, mas requer postura, posicionamento e mudança de vida. A igreja só será uma benção quando entender que:

            “Quando há falta de caráter cristão da IGREJA a influencia da IGREJA na sociedade é fraca, pobre e medíocre.”

            Paulo ainda dá um último conselho que diz:   Fp. 4:7 - “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”


            Para que cumpramos Atos 2:41-47 será preciso começar com mudança de caráter dentro dos princípios  da Palavra. Será preciso ser VERDADEIRO, RESPEITÁVEL, JUSTO, PURO, AMÁVEL, TER BOA FAMA entre outras coisas que descobriremos durante o processo de sermos discípulos de Cristo.

Pense e Reflita.

            1 - Qual é a qualidade de vida que temos?
            2 - Porque há tanta mediocridade no caráter e na conduta de muitos cristãos?
            3 - Precisamos de homens e mulheres com caráter totalmente transformado. Que tipo de atitude você toma hoje?

            Que Deus possa incomodar não só a minha vida, mas de todos que estão hoje presentes aqui, escutando esta mensagem em algum lugar, visando construir uma igreja forte com famílias fortes, com estruturas que suportarão o crescimento quantitativo e qualitativo do Seu Reino na face da terra.

Falamos hoje sobre: Procuram-se discípulos - A formação do caráter cristão. Que nos abençoe ricamente.

Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário