terça-feira, 25 de março de 2014

Ministrando a Família Estendida - ADORAÇÃO



Igreja Comunidade Cristã Ágape- 19/01/2014
Texto: João 4:23

            “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”

Tema: Ministrando na família estendida ADORAÇÃO.

Introdução:

            A Adoração tem uma função muito importante. A Adoração faz com que os adoradores sejam transformados, para que fiquem parecidos com o Pai. Deus é imutável a adoração não muda a Deus, mas muda quem o adora.

            A oferta não muda a Deus, muda a situação daqueles que ofertam. A oração não muda a Deus, muda as circunstâncias, enfim, Deus é imutável.

            Entretanto, quando alguém adora a Deus em espírito e em verdade, atrai a Sua presença e a presença de Deus nos faz parecidos com Ele a cada toque, de glória em glória.

            Adoração é sacrifício e oferta a Deus. Não sacrificamos a nossa vida por estamos deixando de lado a essência. Portanto, para ser adorador:

            1 – É preciso voltar à essência da Adoração. (ESSÊNCIA DE ADORAÇÃO)

Sofonias 3:9-10“Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito. Dalém dos rios da Etiópia os meus adoradores, a saber, a filha dos meus dispersos, trarão a minha oferta.”

             A afirmação de João que acabamos de ler, embora bastante conhecida, ainda não é bem compreendida. Para compreendê-la, adequadamente, precisamos analisar em profundidade o significado individual das palavras utilizadas.

            * ADORAR: Muitas pessoas pensam que adorar é orar e cantar louvores. Na verdade isso é apenas cultuar; adorar é muito mais profundo do que isso.

            Veja que enquanto amar significa se relacionar com plena igualdade, seja na dor, na alegria etc; adorar significa se submeter e servir, seja na dor, na alegria etc. (quem ama, divide, compartilha; quem adora, se prostra, se submete aos ensinamentos e ordenanças com total confiança).

            Adoração é ser conduzido a um relacionamento sem barreiras com Deus por meio de Jesus. (MEU JESUS)
            * ESPÍRITO: A palavra espírito está relacionada à alma, à parte do ser humano que não tem aparência física, mas controla todo o corpo semelhantemente ao "software" nos computadores e robôs. Referir-se ao espírito é referir-se a parte não-aparente, porém, a mais importante.

            * VERDADEIRO: A palavra verdadeiro significa sem falsidade, sem hipocrisia; de coração puro.

            Então, a afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito..."; em palavras mais simples poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai com o interior da alma, isto é, por vontade própria e sem produzir aparências inúteis tais como discursos demagogos, orações repetitivas, histerias em praça pública, etc.

            Já a segunda afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai... em verdade"; poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai... sem falsidade, sem hipocrisia e de coração puro, isto é, por entendimento e convicção e não por obrigatoriedade desta ou daquela tradição.

            2 - Ser levado de volta para a cruz. (QUEBRANTADO)

            Podemos adorar quando olhamos para cruz e experimentamos um quebrantamento que nos leva a uma vida de santidade. Adoração me aproxima mais de Deus expressando o verdadeiro amor.

            Salmo 51:17“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”

            Jesus ao falar com esta mulher, respondendo os seus questionamentos e derrubando suas tradições religiosas, mostrou para ela que adoração verdadeira tem um ponto de partida que é Jesus e um ponto final que é Deus. Portanto:

            3 - Que adoração tem um propósito. (EMANUEL)

            Porque tem um propósito ou um ponto final? Porque a adoração tem seu inicio em Cristo é o ponto final em Deus, isto significa que o resultado da adoração é chegar até o Pai.

            O seu tempo de adorador deve te conduzir até Deus onde você descobre quem realmente Ele é.

            Na adoração quando você reconhece aquilo que Deus é para sua vida, coisas maravilhosas começam acontecer em sua alma, sua vida e família. A vida daquela mulher foi mudada, pois saiu a contar a todos o que ela ouviu.

            É isto que a adoração faz em sua vida e família. Ela muda o seu estado. Muitos vivem alimentando-se de dor, tristezas, angustias, aflição, de culpa, de pranto.
            Muitos se encontram na mesma condição daquela mulher quando chegou ao poço. Ela estava sem identidade própria, uma vida sem vida para ser vivida por causa das decisões que havia tomado.

            Ao encontrar Jesus algo novo aconteceu. Ela encontrou a pessoa que mudaria a sua vida para sempre. Assim é conosco. Encontramos a pessoa que pode mudar a nossa vida que é Jesus. Somente Jesus pode mudar a situação da minha alma. Portanto

            Quando adoro a Deus por meio de Jesus, creio que o melhor para a minha vida, para a minha família está por vir. A mulher samaritana descobriu alguém que mudou a sua história.

             As dores, as tristezas, as culpas, as aflições, as angústias e os choros passam a ser trampolim para a adoração.

            Salmo 30:5 - “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” (COMIGO ESTÁS)
           
            4 - A adoração liberta a minha alma.

            A palavra de Deus me garante a libertação de todas as investidas no inimigo. Quando eu adoro a Deus, o meu coração encarcerado e preso por circunstâncias da vida, fica livre para entrar na presença de Deus e face a face falar com Deus.

            Salmo 100:4 - “Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.”

            Neste momento de adoração Deus fala comigo e eu com Ele. Neste momento de adoração ocorre a remoção de barreiras. O pecado que tenazmente me assedia fica subjugado pelo poder de Deus e a minha vida é liberta. As curas acontecem por encontrar a verdadeira liberta no Senhor.

            A minha vida é curada, a minha alma é curada, o meu físico é curado, aminha família é curado. A falta de perdão é liberada em meu coração e estendido para a minha família.  Isto faz parte da minha adoração ao Senhor.

            Salmo18:19 -  “Ele me deu total libertação; livrou-me porque me quer bem.”

            A adoração que liberta a minha alma traz confiança para minha vida crendo sempre que a cura parte da minha disposição em ter um coração quebrantado a Deus. (CREIO QUE TU ÉS A CURA)





            5 - Que adoração restaura o meu altar. (NO ALTAR)

            Precisamos receber restauração do altar de adoração. Depois que chegamos na presença de Deus,  o nosso altar começa a ser restaurado, transformado para gerar uma verdadeira adoração na presença do Senhor.

            Altar restaurado e transformado, gera novos momentos de adoração que contagiam outras pessoas a estarem no mesmo lugar que você está.  No mesmo lugar que você chegou. Na mesma posição que você chegou.

            Restaurar significa por em ordem nossa própria vida. O seu corpo é o templo do Espírito Santo e você deve entender que a sua vida não pode ser um caos. Ao receber Jesus, sua vida deixou de pertencer a você mesmo e agora ela é de Deus. Isto é dar adoração a Deus.

            Talvez você tenha permitido em sua vida coisas que não agradam a Deus e hoje mesmo deve fazer correções para colocá-la em ordem. Restaure completamente o altar de Deus, mas também restaure seu relacionamento com Ele por meio da adoração.

            Se você até hoje tem acreditado que é insignificante, que é um fracassado e que não serve para nada, deve resgatar sua dignidade. Saiba que você é muito importante para Deus e Ele deseja que você tenha confiança interior. A restauração faz com que eu encontre a Palavra de Deus e seus valores e restaure o lugar de Deus em minha mente.

            Existe uma confrontação muito grande que ocorre na restauração do altar de adoração. Elias confrontou o povo “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”

            Você não pode servir a dois pensamentos. Não pode no domingo pensar em Deus e no resto da semana ser escravo de seus desejos carnais. Devemos encher a mente com a palavra de Deus e de adoração.

            6 - Qu adoração traz um profundo senso da graça de Deus. (UMA COISA PEÇO)

            Adoração manifesta a graça de Deus sobre a nossa vida. É pela graça de Deus que somos sustentados. Uma vida fora do âmbito da graça, ou seja,  fora do âmbito da adoração não desfruta do sustento fornecido por Deus 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias no ano.

            Quando entramos no âmbito da graça e da adoração, independente da  sua situação você  passa a ouvir Deus falando:

            2 Co. 12:9 - “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”
            É na sala do trono que podemos desfrutar do poder de Deus por meio da graça. É na sala do trono onde a fraqueza se torna poder, a tristeza se torna alegria, onde a dor na alma se torna em descanso.

            É na sala do trono da graça que o coração endurecido passa a ser dissolvido pela adoração, tornado assim sensível ao Espírito Santo que diz no meio da adoração: A minha graça me basta e o meu sustento é suficiente para vencer e vencer.

            Muitas famílias não têm desfrutado da graça, da honra e do poder de Deus, por não estarem adorando o Senhor e a sua plenitude. Muitas famílias não têm crescido por faltar este tempo de adoração.

            A adoração no leva a conhecer profundamente Deus e todos os seus planos. Com certeza quando a adoração é manifesta em nossa casa, o melhor ainda está por vir.

            A adoração na família que Deus deseja pode ser interpretada através:
Salmo 95:1-8

·         Adorar com alegria e júbilo. V1
·         Adorar com ações de graça. V2
·         Adorar com louvor. V2b
·         Adorar com exaltação. V3
·         Adorar com sacrifício. V6
·         Adorar com obediência. V7-9
·         Adorar com arrependimento. V10-11

            Eu não posso ter um conceito de adoração bem claro, e não aplicar na minha vida pessoal e muito menos deixar de ser prático no dia a dia para fazer com que outros desfrutem do que estou recebendo de Deus.

            Quando eu conheço este conceito de adoração que é prático, pessoal e claro, preciso impactar as pessoas que estão ao meu redor. Preciso impactar a minha família com esta adoração que conheço. As pessoas e os meus entes queridos precisam saber e descobrir que:

“Adoração é a expressão do nosso amor a Deus pelo que Ele é, pelo que Ele disse e pelo que Ele faz.”

            Quero desejar a todos “Um ano de excelência com as famílias.” Que possamos desfrutar de momentos de honra, graça e adoração profunda todos os dias. Porque dele, e por ele e para ele são todas as coisas inclusive a família.

            Falamos hoje sobre: “Ministrando na família estendida - ADORAÇÃO”

            Deus abençoe ricamente as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário