segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Unidade Cristã - Parte I



Igreja Comunidade Cristã Ágape – 27/04/2014
Série: As marcas de uma igreja que faz a diferença
Tema: A Unidade Cristã
Texto: Romanos 12:5-8

“assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,...”

Introdução

            A unidade é uma das armas mais poderosas que uma igreja possui. A unidade é uma arma que traz o nosso foco que é MULTIPLICAÇÃO DE DISCÍPULOS.

            Uma igreja que não preza por unidade ela já esta derrotada e falida. As portas do inferno prevalece sobre a falta de unidade, de igualdade, e do amor ao próximo. O que é unidade? Unidade é qualidade de quem é um ou único.
 
            Rm. 12:5“assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,” (MUTUALIDADE)

            Somos parte de um só corpo o de Cristo sendo ele o cabeça, o dirigente, o líder, ou seja, aquele que era, aquele que é e aquele que vira para buscar a sua igreja unida, sem mancha, macula ou ruga. 

            Cl. 1:18“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,”

            A igreja é formada ou composta como queira definir por pessoas diferentes, mas com princípios, valores, visão e missão muito bem definida que promovem a UNIDADE.

            Como eu posso entender esta UNIDADE? Você precisa entender que:

            1) Cristo é um com o Pai.

            Preste atenção que a unidade não começa em cristo e sim em Deus. Precisamos entender que Cristo é um com o pai.

            Jo. 17:21“a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”

            Temos que ser um só em Cristo para que por meio da unidade possamos desfrutar das bênçãos espirituais que são concedidas a igreja. 

            Cumpriremos o IDE que significa “IMPACTAR”; “DISCIPULAR” e “EVANGELIZAR” somente quando houver unidade com Cristo e entender a necessidade de alcançar o próximo.

            Não somos unidos por causa das bênçãos, mas para cumprir o que Jesus deixou escrito que somente a igreja pode fazer.

            1 Co. 12:13 “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

            A expressão “todos nós fomos batizados em um corpo,” significa estar mergulhados em Cristo. Porque mergulhados em cristo? Porque somente consentimento intelectual ou conhecimento não é o bastante para mergulhar em Cristo. Para mergulhar é preciso ter união com ele e receber mudança real em nossa vida como cristãos.

            2) Cada membro é importante. 1 Co. 12:14-20

            “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”

            Cada membro tem sua função importante. Paulo aqui leva em consideração a membresia de Corinto que se achava um membro mais importante que o outro e os que eram considerados menos importantes eram descartados ou excluídos do rol de importância. 

            Paulo começa a exortar a igreja de Corinto e eu começo a exortar a igreja Ágape dizendo que todos os membros são importantes para o Corpo de Cristo.

            Não importa para Deus se você tem ou não mais conhecimento, se você tem um dom ou outro, mas Deus se importa com a disposição de seu coração em servir. E servir é com excelência.

            Eu não consigo tocar como o outro toca, eu não consigo pregar como o outro prega, eu não consigo orar como o outro ora, eu não consigo servir como o outro serve. Enquanto pensarmos assim, haverá brechas que causará a desunião do corpo. 

            O que causa a falta de unidade na igreja é você deixar de fazer o que Deus já pediu para você fazer. 

            Muitas divisões acontecem porque o homem, a mulher, a criança, o adolescente, o jovem quer servir, agir, mover em alguma função que você não foi habilitado para fazer, mover, agir e servir.

            O que causa desunião é a falta de submissão ao pastor, lideres e pessoas que Deus usa para direcionar a sua vida, mas não querem ouvir a verdade, porque o que fala mais alto não é a voz do Espírito, mas infelizmente o ego.

            A falta de submissão faz que pessoas que são importantes para Deus comece a ver, ouvir, agir e mover pelos os que as pessoas falam e não por aquilo que Deus fala. Porque? 

            Porque a resposta que alimenta o ego é muito mais rápida quando parte do homem, ou se preferir da pessoa que vai preencher o que deveria estar crucificado que é o egocentrismo.

            Com isso quando as pessoas não saem da igreja comem apenas as migalhas da sobra dos grandes banquetes, morem espiritualmente e desanimam ao ponto de apenas ver erro em tudo e em todos.

            Existe um padrão nesta igreja que é corpo de Cristo. O padrão é viver em UNIDADE. Todos são importantes para Deus e tem um lugar mais importante ainda no Corpo de Cristo.

            Atos 2:44“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.”

            1 Co. 12:18“Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.”

            3) A honra é para todos. 1 Co. 1:21-26

            “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.”

            Não podemos dizer para as pessoas que não precisamos de alguém, porque amanhã este alguém fará muita falta. Se você não tem isto em mente que precisamos um do outro então você precisa abrir outra igreja a IGREJA DOS SOLITÁRIOS.

            Todos são dignos de honra diante de Deus, independente do que Deus chamou para fazer.

            1 Co.12:22 “Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;”

            Precisamos ter paciência com os mais fracos na fé ou no entendimento de uma organização chamada igreja. Quando apoiamos estes irmãos aprendemos com ele e desenvolvemos em seu coração o desejo de estar sempre junto em unidade.

            Este que são pequenos poderá ser gigante no futuro, conduzindo outros a viver, agir e mover em unidade.

            A grande dificuldade que temos é ter paciência com os mais fracos.

            1 Co. 12:24-26“Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.”

            Para que não haja divisão no corpo é necessário cooperação uns para com os outros. É necessário unidade de pensamentos.

            Ef. 4:14-16“para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”

            4) O perigo de destruir a unidade.

            Uma das coisas é o chamado PARTIDARISMO. Partidarismo significa atitude partidária com exagero. É você está se envolvendo com aquelas pessoas que trarão benefícios a você. Pode ser dito da mesma forma com partidos políticos que você escolhe com suas filosofias, doutrinas e regras.

            O partidarismo uma vez adotado pode destruir a comunhão, porque divide as pessoas entre si, colocando-as umas contra as outras, gerando contendas e desentendimentos.

            Paulo foi claro com a igreja de Corinto. Paulo foi totalmente contra esta postura dos membros daquela igreja.

            1 Co. 1: 10-17“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro. Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.”

            Este tipo de atitude não pode existir entre os cristãos e principalmente membros desta igreja e de outras igrejas. A UNIDADE precisa partir do líder da igreja e contagiar e impregnar na sua liderança. O sucesso de uma igreja UNIDA começa em sua liderança. 

            Veja outra recomendação de Paulo para outra igreja a de Filipos. Parece que as igrejas gostam de abrir brechas para o inimigo destruir o que Deus está nos conduzindo a construir.

            Fp. 2:3“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.”

            As pessoas esquecem que o inimigo quer destruir o que Deus está mandando construir. Veja o que Jesus disse a este respeito.

            Mateus 12:30“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.”

            Lucas 11:23 – “— Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.”

            Deus mandou ter unidade. Esta unidade está representada na trindade. Os três unidos com um único proposito, uma única visão e missão. Desta forma Deus manda e não pede que haja unidade na família, Deus manda que haja unidade entre pais e filhos, esposa e esposa, entre os membros da família e muito importante e que faz toda a diferença também, Deus manda que haja UNIDADE em sua casa, em sua igreja, ou seja, no local em que ele habita. Porque precisa de UNIDADE?

            Porque aonde há unidade o Senhor ali ordena a benção. 

            Sl. 133:1“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”
 
            A trindade é a UNIDADE em só propósito e movimento.

            Porque construir unidade se podemos destruir. Cuidado da forma que você se porta, como você conduz a sua vida da maneira de como você trata o seu irmão, como você trata a sua família e os seus filhos. Reflita nesta palavra chamada UNIDADE e de como você pode ser instrumento de Deus para implantar isto no local onde você está inserido.

            Jesus na cruz ele falou sobre a UNIDADE ao redimir e resgatar o homem de volta para Deus. Ao unir em plena comunhão o homem e Deus. O preço que Jesus pagou por esta união não pode ser destruído por fofocas, palavras vãs e atitudes que não são condizentes aos filhos de Deus. De que lado você está? Da desunião ou da união?

            Pense e Reflita

            1) Como está a sua UNIDADE com Deus?

            Muitas vezes o erro que cometemos e causamos perda de harmonia esta na minha quebra de conexão ou viver sem estar unido com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

            2) Como você está vivendo a UNIDADE na igreja?

            Você tem unido pessoas ou tirado das pessoas as bênçãos que tentam estar inserido no corpo. Suas atitudes revelam quem você é. Se você ajunta ou espalha.

            3) Que tipo de mudança eu preciso fazer hoje para viver em sua plenitude a UNIDADE com Deus, com às pessoas e com a igreja?

            Que Deus nos mande misericórdia e que Jesus não venha ainda, pois onde houver falta de UNIDADE ali ainda existe maldições a serem quebradas. Isto é comigo e Deus, com a minha esposa ou esposo, com meus filhos e com a minha igreja.

            Falamos hoje sobre A UNIDADE CRISTÃ.

            Deus vos abençoe.

            Pr. Dinei Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário