sexta-feira, 13 de março de 2015

Sabedoria e Inteligência andam juntas?

Meditações em 1Reis 3: 3-15

     Provérbios é um livro de sabedoria prática. Ensina que religião esta ligada a lidar com as dificuldades.

           Provérbios nos conduz a entender que “o temor do Senhor é o principio do saber”. Diante das situações que nos cercam, a sabedoria, quando buscamos de forma coesa e correta, nos ajudará a agirmos com inteligência, retirando dos problemas ensinamentos que produzirão em nós crescimento espiritual.

O autor de Provérbios, Salomão, pediu algo especial para Deus. Não pediu prosperidade material, fartura, reinado, terras, povos ou nações, mas a solicitação diante de Deus foi que houvesse SABEDORIA. Veja alguns fatos em 1 Reis 3: 3-15. (Você pode ler melhor depois como parte de seu devocional diário)
Salomão amava ao Senhor, andava em seus preceitos, mas cometia alguns erros que eram os sacrifícios e a queima de incenso em locais inapropriados para Deus. O primeiro questionamento aqui é que podemos nos comparar com Salomão em alguns aspectos:

A – Amamos ao Senhor. Se você ainda não o ama, chegou o momento de tomar uma decisão e entregar a sua vida para Ele.

B – Se amamos ao Senhor, precisamos andar em seus princípios e conceitos contidos em sua Palavra.

C – Ainda cometemos erros em nossa caminhada. Em Hebreus 12:1, o autor falar que precisamos nos desembaraçar de todo peso do pecado que tenaz-mente nos assedia, e correr com perseverança a carreira que está proposta.
Salomão cometeu erros em sua caminhada e nem por isso deixou de buscar a Deus. Deus aparece para Salomão em sonho e diz:
“...Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.”
1 Rs. 3:5b

 Olhe a pergunta que Deus fez a Salomão. Salomão poderia ter pedido tudo que era da sua vontade, para si próprio e desfrutar de tudo isto em seu reino. Eu pergunto a você, leitor, neste exato momento e gostaria de uma resposta sincera de sua parte. O que você pediria se Deus aparecesse em sonho e fizesse a mesma pergunta que fez a Salomão? A Palavra de Deus diz que não sabemos pedir como convém. Rm. 8:26
          
Será que estaríamos pedindo corretamente? Será que o nosso pedido agradaria o coração de Deus? Será que o nosso pedido estaria apenas satisfazendo a nossa própria vontade? A resposta de Salomão ao questionamento de Deus encontra-se em 1 Rs. 3:6-9. Alguns ensinamentos para a nossa vida diante  da resposta de Salomão. São elas:

1Salomão lembrou do que Deus fez com seu pai Davi. Isto mostra a importância do legado deixado por Davi. Qual é este legado? Um legado de coração puro e arrependimento. 1 Rs. 3:6

2Salomão reconheceu sua dependência em Deus. Salomão tinha um reino para conduzir e necessitava urgentemente de sabedoria para conduzir o povo. Havia um desafio muito grande pela frente e somente a intervenção de Deus dando a Salomão o que ele havia pedido poderia trazer o sucesso desejado por Deus, que é a aplicação da justiça. 1 Rs. 3:7-8

3Salomão pediu coração sábio. Salomão escreveu em Provérbios 1:7 o seguinte: “O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam sabedoria e o ensino.” Este é um pedido correto que agradou o coração de Deus. Muitas vezes estamos pedindo tantas coisas para Deus e não estamos tendo
respostas devido ao meu pedido e a minha solicitação estar em desacordo com a vontade de Deus.

Será que podemos concluir que Salomão passou pela prova de Deus ao responder exatamente o que estava no coração de Deus? Como têm sido os nossos pedidos? Estamos pedindo o que realmente é prioridade?

Agradamos o coração de Deus quando pedimos coisas certas no momento certo.1 Rs. 3:10-12

4 Salomão entendeu a prioridade para a sua vida. Quando entendemos a prioridade de nossa vida e pedimos o que realmente precisamos, Conforme referência a Efésios, que Deus nos concede mais do que pensamos ou pedimos, porque Ele sabe de fato cada pequena coisa que precisamos . Salomão pediu coração compreensivo e recebeu muito mais do que isto. Deus nos abençoa com muito mais do que precisamos Segundo Sua vontade.
1 Rs. 3: 13

5Salomão sabia que a obediência precede a benção. Deus usa uma condição não somente com Salomão, mas também para a nossa vida cotidiana. A condição “SE” é uma condição que precede todas as bênçãos. Veja o versículo abaixo em destaque.

“Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teu  dias.” 1 Rs. 3:14

Lembre-se que isso foi escrito na antiga aliança, então você deve se perguntar: Como esse princípio funciona na nova aliança? No Novo Testamento obediência e benção se relacionam. Por exemplo: Ef 2.8-10 Fomos salvos pela fé, para praticar boas obras, ou seja, benção primeiro e depois obediência! No nosso caso, a benção veio primeiro, em Jesus! E a obediência deve ser motivada pelas bençãos que Ele nos deu, e não o contrário. A benção é a vida em Cristo, salvação e vida eternal, e obedecer os seus princípios me conduzirá a receber sua promessas.

Salomão teve a oportunidade de escrever o livro de Provérbios e por meio deste livro, deixar firmes princípios de que a sabedoria e a inteligência andam juntas. Sabedoria para crescer espiritualmente e inteligência para aplicar os princípios no dia a dia.

Eu me pergunto: Será que podemos alinhar sabedoria com inteligência e sermos as pessoas mais felizes desta terra. Será que alinhando estes dois princípios podemos viver bem com Deus, com as pessoas e conosco mesmo?

A minha resposta e: “Sim podemos”, ou melhor, “Sim devemos”. É o nosso dever conhecer a Palavra de Deus e aplicá-la em nossa vida. Quero encerrar dizendo que não conseguiremos sabedoria e muito menos inteligência se não houver esforço de nossa parte em estudar, meditar e praticar a Palavra de Deus.

Deus abençoe ricamente

Pr Dinei Morais
Igreja Ágape de Atibaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário